À frente da Diocese de São Miguel Paulista, Dom Fernando Legal ordenou 70 padres e implementou três seminários.



“O grande ideal da minha vida foi a promoção e a formação de padres. Vocês [sacerdotes] são a nossa alegria e a gente fica feliz quando estão se empenhando, às vezes com dificuldade, com luta, mas com muita vontade e amor à Igreja, à diocese”, disse Dom Fernando na já referida missa de 2011.

Dom Fernando foi o primeiro Bispo da Diocese de São Miguel Paulista, criada em março de 1989, desmembrada da Arquidiocese de São Paulo. Até então, era a Região Episcopal São Miguel e tinha como Bispo Auxiliar Dom Angélico Sândalo Bernardino.

A sua missa de posse na nova Diocese foi acompanhada por uma multidão de 5 mil pessoas na Catedral diocesana. Na ocasião, ele pediu que o povo nunca tenha receio “de cansar, de incomodar ou de perturbar o bispo”. Para os padres, Dom Fernando falou em fraternidade, ajuda mútua, diálogo, sinceridade, comunicação, comunhão e participação.

“Estou assumindo a nova Diocese de São Miguel em espírito de fé, com vontade muito grande de ser útil e ajudar. Quero ser um irmão com os padres, com os agentes de pastoral e com todo o povo, particularmente com os mais necessitados. Gostaria de somar forças na comunhão e participação para construir junto com o povo de São Miguel esta Igreja que está nascendo com tanta esperança e com tantos valores”, afirmou na ocasião.

À época, a recém-criada diocese abrangia uma população de 2,5 milhões de habitantes nos bairros de Cangaiba, Vila Esperança, Ponte Rasa, Ermelino Matarazzo, Artur Alvim, Cidade Líder, Itaquera, Itaim Paulista, Guaianases, Penha e São Miguel, no extremo da zona Leste da capital paulista.